top of page
Círculos na fachada branca

TECNOLOGIA

Para produzir arquitetura

Para desenvolver projetos eficientes em larga escala no século XXI, necessitamos estar atualizados sobre tecnologias de desenvolvimento de projeto e ferramentas de gestão de tarefas. Por esta razão, todos os nossos projetos são desenvolvidos em tecnologias BIM e gerenciados em plataforma Notion. Caso você tenha chegado de paraquedas por aqui, afinal, o que são estas tecnologias?

O QUE É BIM?

Build Information Modeling (Modelagem da informação da Construção) pode ser definido como uma tecnologia de modelagem e um conjunto associado de processos para produzir, comunicar e analisar modelos de construção¹.

Tradicionalmente projetos arquitetônicos eram produzidos em desenhos bidimensionais. Plantas, cortes  fachadas e detalhes. Modelos 3D tinham o objetivo de ilustrar a proposta projetual para auxiliar em aprovações. Com ferramentas BIM o processo se inverte. Modelos 3D são produzidos em primeiro lugar com objetivo de validar, analisar e compatibilizar projetos. Desenhos técnicos se tornam auxiliares.

Neste modelo, inserimos informações em um modelo tridimensional para que toda a equipe de profissionais envolvidos possa compreender o projeto na totalidade já nas fases iniciais de desenvolvimento. Para alcançar estes resultados, utilizamos o software BIM Archicad em todos os nossos projetos.

​​

¹Rafael Sacks et al. Manual de BIM, p.14. Terceira Edição. Bookman, 2021

image-44_edited.jpg

Para gerir tarefas e projetos

Para alcançarmos eficiência no desenvolvimento de projetos e garantirmos assertividade de prazos e entregas, utilizamos a plataforma Notion para gerenciar informações, tarefas e sprints. Dessa forma, o cliente pode ter total ciência de quando receberá cada entrega combinada. 

O QUE É UM SPRINT EM ARQUITETURA?

Tradicionalmente escritórios de arquitetura dividem suas entregas em Estudo Preliminar, Anteprojeto, Projeto Legal/Básico, Compatibilização projetual e Projeto Executivo. Cada fase de projeto correspondendo a uma grande entrega. Cada fase de entrega possibilita revisões projetuais pelo cliente. Por aqui nós acrescentamos o desenvolvimento via Sprint como parte do nosso processo, mas o que isso significa?

Um sprint nada mais é que um ciclo de desenvolvimento por tarefa que se estrutura em Concepção > Desenvolvimento > Validação > Consolidação. Para cada fase de projeto, temos um conjunto de micro-entregas com data fixada para realização. Desse modo, o cliente participa de todo o desenvolvimento de projeto com mais segurança e certeza sobre as decisões projetuais. Ao mesmo tempo, nós projetistas reduzimos a quantidade potencial de retrabalho ao entregar pequenas doses de desenvolvimento a serem validadas passo a passo.

scrum_2x_edited.png
bottom of page